PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 29429 > LAAD 2017 COM FOCO NO ESPAçO, FAB DESTACA NANOSSATéLITE DO ITA DURANTE FEIRA DE DEFESA

LAAD 2017

Com foco no espaço, FAB destaca nanossatélite do ITA durante feira de defesa

Publicado: 2017-04-05 08:00:21
Primeiro lançamento do equipamento está previsto para este ano nos Estados Unidos

O ITASAT, nanossatélite totalmente desenvolvido no Brasil com fins acadêmicos, será lançado neste ano a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos, pela SpaceX. A data ainda não está definida. O veículo Falcon 9 levará um satélite de grande porte e mais 80 cubesats, sendo apenas três no padrão 6U (cada U é uma unidade de cubo de aresta 10cm), incluindo o ITASAT. Os demais são de até 3U o que diminui a complexidade do satélite.

O produto é um dos destaques da Força Aérea Brasileira na maior feira de segurança e defesa, realizada de 04 a 07 de abril no Rio de Janeiro.

Desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o nanossatélite é uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB) para o desenvolvimento de satélites universitários. O objetivo é promover a capacitação, especialmente de recursos humanos pelo próprio ITA e outras universidades brasileiras, aplicando o conhecimento aeroespacial na graduação.

“A finalidade é criar diferentes competências nas universidades brasileiras que possuem curso de engenharia aeroespacial”, explica o gerente do projeto, professor Luis Loures.

O ITASAT possui uma configuração de 6U e pesa cerca de 7kg. Está dividido em dois módulos: o de serviço (ou plataforma) e o de carga útil.

O módulo de serviço é responsável pela operação do satélite, como geração e condicionamento de energia, recepção e transmissão de dados, tratamento de dados a bordo, bem como a operação de carga útil em órbita. O software de bordo foi desenvolvido integralmente pela equipe do projeto.

“Em um espaço muito pequeno consegue desempenhar funções que antes eram desempenhadas em satélites maiores. Isso ocorre devido a miniaturização da tecnologia”, explica Loures.

Para o lançamento do primeiro nanossatélite estão planejadas quatro experiências (carga útil) para serem testadas em órbita: o desenvolvimento brasileiro de um transponder de coleta de dados e de um receptor GPS; a câmera COTS e uma experiência de comunicação com a comunidade de rádio amador. O ITASAT é o primeiro satélite a levar a bordo um software de controle de atitude a ser testado em órbita.

“Está havendo uma explosão mundial na tecnologia de nanossatélite e o Brasil também está participando dessa onda”, finaliza o professor.

Conheça as características do ITASAT:
Vida útil estimada: 1 ano
Dimensão: 100 x 226,3 x 340,5 mm (6U)
Subsistema de comunicação de dados: VHF, UHF e S-Band
Subsistema de Alimentação: Painel solar de 5 faces e Baterias de Lítio
Experimentos/cargas úteis: GPS Receiver, Data Collection Transponder, Câmera e Experimento de Comunicação.

Assista ao vídeo do ITASAT